Atividades Especiais

As Aulas Especiais proporcionam atividades diferenciadas e complementam o desenvolvimento do emocional, social e físico da criança.

A partir do momento em que param de utilizar fraldas até os 11 anos, gradativamente, podem participar de diversas atividades especiais, como: balé, dança criativa, informática, judô, música, robótica e teatro. Estas fazem parte do currículo e não tem custo extra. A natação é uma parceria com a Bola n’Água e tem custo extra.

Tabela dos horários das Atividades Especiais


Balé

O Balé é muito querido pelas meninas. Além da música especialmente selecionada pela professora, para que acompanhe as crianças nesta fase pré-escolar de maneira cativante, elas se esforçam para aprimorar os passos e as coreografias. O clímax deste aprendizado é a Festa de Fim de Ano, na qual os alunos de balé se apresentam interpretando coreografias que ensaiam durante o último bimestre. As aulas de Balé podem ser frequentadas a partir do momento em que não usam mais fraldas (Maternal I).


Dança criativa

A dança criativa é pensada para as meninas e os meninos. É a coordenação entre a música, o ritmo e os movimentos – o desenvolvimento neuro psico motor, o desenvolvimento cognitivo se beneficiam com esta atividade.

Informática

Esta atividade acontece a partir do Ensino Fundamental, 2º ano. Os alunos aprendem a manipular o computador, usar o computador para pesquisas. Através de atividades divertidas, lúdicas.

Judô

O Judô, ao contrário do que muitos pensam, confere às crianças agitadas e com alguma agressividade uma disciplina serena. Para que não se machuquem, o aprendizado dos movimentos seguros ao cair é a primeira etapa desta atividade. Os novos golpes e os rituais que precedem sua prática fazem com que as crianças aprendam a respeitar o momento certo de usá-los. Os torneios internos são muito esperados, pois os pais participam das trocas de faixa e entrega de medalhas. As aulas de Judô podem ser frequentadas a partir do Maternal I.


Música

A Música na FACES é um elemento de socialização que contribui para o desenvolvimento global, pois desenvolve o senso rítmico e a acuidade auditiva. Despertar nas crianças o gosto pela música é um dos nossos maiores objetivos. As crianças confeccionam seus instrumentos com materiais simples como: sucata, grãos e pedras. A dicção das crianças melhora significativamente.

Utilizamos cantigas de roda e do cancioneiro folclórico brasileiro. Os instrumentos de percussão acompanham as atividades e a professora desenvolve coreografias para as cantigas, que auxiliam no aprimoramento da coordenação visomotora, da integração e da primeira noção de trabalho em equipe sem que percam a individualidade com disciplina.


Natação

A Natação é a única atividade feita fora da FACES, na escola conveniada “bola n’água”, esta com vinte anos de tradição em natação infantil, promovendo o aprendizado do esporte mais completo com a atenção que seu filho merece. Encontra-se à disposição, uma equipe de professores especializados em natação infantil para proporcionar ao seu filho o melhor aproveitamento possível deste inigualável esporte.

Robótica

A Robótica é uma das mais queridas da FACES. As aulas de Robótica podem ser frequentadas a partir do Kids II (Maternal II).

A metodologia que utilizamos foi desenvolvida pela Educadora e psicopedagoga, Débora Hyppólito, com mais de 10 anos de experiência e uma das percussoras da Robótica Pedagógica no Brasil.

A Robótica Pedagógica utiliza-se dos conceitos de diversas disciplinas, levando os alunos a uma rica experiência interdisciplinar.

A Robótica Pedagógica utiliza-se dos conceitos de diversas disciplinas, levando os alunos a uma rica experiência interdisciplinar. A metodologia está baseada em quatro pilares: QUESTIONAR, PENSAR, DEFINIR e EXECUTAR. A partir desses pilares, desenvolvemos habilidades que farão diferença significativa na vida profissional, acadêmica e no relacionamento interpessoal do aluno. Nosso curso de Robótica Pedagógica segue uma sequência de construções para cada aula, adequada à idade com nível de dificuldade desafiador, porém, executável.

A apostila da orientadora contempla a contextualização do projeto para que o aluno possa adquirir conhecimento e debater sobre a construção do dia. Em cada aula são disponibilizadas lâminas para os grupos, contendo o passo a passo, juntamente com o kit de material adequado para a construção do protótipo.

Kit de Peças: Na Educação infantil, utilizamos as peças denominadas: MEGA. São coloridas, algumas flexíveis, outras rígidas, de várias formas e tamanhos, facilitando assim o manuseio apropriado para a faixa etária de três a cinco anos. Como trabalhamos de forma Iúdica, utilizamos nessa faixa etária: olhos, rodas, orelhas e rabos. Reforçando assim, o "brincar".

Já no Ensino Fundamental I e II, utilizamos as peças denominadas: INTERMEDIÁRIA e MINI, além de motores, engrenagens, polias, rodas, eixos, que dão vida às construções e aguçam o interesse dos alunos para o envolvimento nas aulas de Robótica.

Apostilas e Lâminas Nosso curso de Robótica Pedagógica segue uma sequência de construções para cada aula, adequada para a idade com nível de dificuldelde desafiador, porém, executável. A apostila da Orientadora contempla a contextualização do projeto para que o aluno possa adquirir conhecimento e debater sobre a construção do dia. Em cada aula são disponibilizadas lâminas para os grupos, contendo o passo a passo, juntamente com o kit de material adequado pilr a a construção do protótipo.


Teatro

As aulas de teatro ajudam os alunos a se expressarem, sem inibição. A se colocarem frente aos colegas, a entonar a voz, a ter uma melhor dicção. Ajuda na socialização e no interesse por obras diversas, melhorando também a cultura geral.